aprende a meditar

                                                                        RELAXAMENTO

                      

 

 

1) Coloque-se em uma posição confortável, na qual possa ficar imóvel por alguns minutos.Pode ficar sentado ou deitado.Tome nota que durante esse tempo,deve estar num sítio onde sabe que não será incomudado(a).

2) Faça uma declaração de propósito e intenção, como por exemplo, "Minha intenção é relaxar corpo e mente por X minutos". Se preferir não usar linguagem, pode imaginar o que quer que aconteça.

3) Respire lenta e profundamente, três vezes. Antes de alternar de inspiração para expiração e vice-versa, conte até três. Quando expirar, solte o corpo em seus apoios.

4) Enquanto inspira lentamente, contraia os pés, depois as pernas, o quadril, braços, cabeça, rosto, todo o corpo. Diga para si mesmo enquanto isto, o mais rápido que puder: "Contrai, contrai, contrai...". Em seguida, solte o corpo de uma vez enquanto expira, deixe tudo cair. Repita este passo 3 vezes.

5) Agora você vai usar sua atenção para relaxar ainda mais cada parte do corpo. Para guiá-la melhor, imagine uma fonte de luz relaxante, da sua cor preferida ou da que lhe parecer mais eficaz, posicionada no alto da sua cabeça. Da fonte emana lentamente (mas não muito) uma luz que inicialmente desce pela cabeça. A luz passeia pela parte interior do corpo, não só pela superfície da pele. Faça a luz passar pelo pescoço, ombros, braços e mãos, pela coluna, tórax, pelos órgãos internos, assim descendo até os pés. 

Nesta etapa você pode apoiar o relaxamento também com sugestões tipo "Agora minhas coxas estão ficando ainda mais relaxadas". Evite palavras como "totalmente", a transição é gradual.

6) Neste ponto você já atingiu um grau bastante bom de relaxamento. Você tem agora as seguintes opções:

a) Simplesmente fique neste estado quanto tempo quiser, usufruindo.

b) Você pode iniciar algum tipo de meditação. A mais simples é ficar prestando atenção na respiração, no ar que entra e sai pelo nariz .

c) Pode acontecer de você dormir. Isto é uma indicação de que está com sono atrasado.

d) Imaginar uma paisagem relaxante, como uma floresta, flores,água, ou o que preferir, e ficar saboreando, enquanto intensifica o estado de relaxamento.

.

7) Quando decidir que é hora de encerrar, vá mexendo devagarinho o corpo, começando pelas extremidades, até ativar toda a musculatura. Espreguice-se com prazer. Para levantar-se mais suavemente, vire o corpo para o lado e erga-o com o apoio dos braços e mãos. Espreguice-se mais um pouco após ficar de pé.

Você pode usar este procedimento, por exemplo, antes de dormir. Em dias de mais atividade, pode ser aplicado a qualquer momento para se recuperar antes de prosseguir. Com a prática, pode ocorrer que só imaginar uma luz percorrendo o seu corpo seja o suficiente para relaxar todo ele, e você poderá fazer isto em segundos. 

  

 

        

"O poder do amor e do perdão em nossas vidas pode produzir milagres".

O perdão nos liberta da prisão do medo e da raiva que impusemos às nossas próprias mentes. Ele nos libera da nossa necessidade e esperança de mudar o passado. Quando perdoamos, nossas mágoas referentes a ofensas passadas são limpas e curadas. De repente, experimentamos a realidade do amor de Deus. Nesta realidade, existe apenas amor, nada mais. Nesta realidade, nunca há nada a ser perdoado. Mas não amamos o suficiente,se não conseguimos perdoar,nem podemos dizer que perdoamos,se não amamos essa pessoa.Isto é realmente muito forte! fORTE E DIFÍCIL,NÃO É?

     FICA SABENDO QUE O PERDÃO E O AMOR OFERECE TUDO O QUE TU QUERES

O que poderias querer que o perdão não possa dar? Queres paz? O perdão a oferece. Queres felicidade, uma mente serena, certeza acerca do teu propósito e um senso de valor e beleza que transcende o mundo! Queres atenção, segurança e o calor da proteção garantida para sempre? Queres uma quietude que não possa ser perturbada, uma gentileza que jamais possa ser ferida, um consolo profundo e uradouro e um descanso tão perfeito que jamais possa ser transtornado?
O perdão te oferece tudo isso, e mais. O perdão te oferece tudo isso, e mais.oO perdão tem que fazer parte da tua vida,para que ihteriormente te sintas bem.SE TE SENTIRES BEM,O TEU CORPO NÃO ADOECE TÃO FACILMENTE. Tudo em ti te agradece e serás recompensado.

Tenta então fazer todos os dias a meditação seguinte,até te sentires solto e completamente livre do peso da falta de amor por alguem,do peso do NÃO PERDÃO!

Feche os olhos e permanece um ou dois minutos examinando a sua mente à procura daqueles que você não perdoou. Não importa o “quanto” não tenha perdoado. Ou você perdoou inteiramente ou não perdoou em absoluto.
Uma regra segura é que qualquer pessoa de quem você não goste é um sujeito adequado. Mencione cada um pelo nome e diga:

Deus é o Amor no qual eu te perdôo, [nome____________].

Depois de ter aplicado a idéia a todos aqueles que tenham vindo à sua mente, fale para você mesmo:

Deus é o Amor no qual eu perdôo a mim mesmo.

Em seguida, dedica o resto do período de prática acrescentando idéias correlatas tais como:

Deus é o Amor com o qual eu amo a mim mesmo.
Deus é o Amor no qual sou abençoado.
Eu não posso ser culpado, pois sou um Filho de Deus.
Eu já fui perdoado.
Nenhum medo é possível em uma mente amada por Deus.
Não há necessidade de atacar porque o AMOR me perdoou.

Termine a prática a repetição da idéia original do exercício: Deus é o Amor no qual eu perdôo.

Se durante o transcorrer do dia vier à sua mente pessoas e situações desagradáveis ligadas à elas repita silenciosamente: Deus é o Amor no qual eu te perdôo.

(Baseado na Lição 46 do “Curso em Milagres”)

Nota: Este exercício é o que eu mais tenho praticado na minha “Dieta Pessoal de Perdão”. Os resultados são verdadeiramente milagrosos.